logo

Atualidades

Policia prende pistoleiro acusa de participar de chacina na fronteira com a Bolívia


Por Welington Sabino

img
O foragido da Justiça, Marcos Pereira Filho, 50, apontado como integrante de uma quadrilha acusada de vários crimes na fronteira com a Bolívia, incluindo homicídios, e ameças de morte contra uma juíza e um delegado, foi preso nesta sexta-feira (04) no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 Km ao oeste de Cuiabá). Ele foi capturado por investigadores da Polícia Civil de Rio Branco (356 Km a oeste) que cumpriram um mandado de prisão preventiva em aberto contra o criminoso.
 
Conhecido por Marquinhos, o acusado estava com a prisão decretada pelos crimes de associação criminosa para cometimentos de crimes de esbulho possessório, dano qualificado e homicídios qualificados.
 
A delegada Anamaria Machado Costa disse que Polícia Civil foi acionada para apurar suposta ameaça de morte feita a um delegado da região e durante as diligências foi identificada uma associação criminosa envolvida com grilagem de terras. “A ameaça de morte feita ao delegado ocorreu durante investigação da invasão de uma fazenda, localizada no município de Lambari do Oeste”, disse a delegada por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil.
 
No decorrer das investigações, os policiais civis descobriram que o grupo criminoso era o mesmo que também praticava ameaça de morte à juíza Edna Ederli Coutinho, que atuava na Vara Única Criminal de Porto Esperidião, sendo. Ela era responsável pelo julgamento da chacina ocorrida na fazenda “Nova Bom Jesus”, no Distrito de Vila Cardoso, município de Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá), no dia 14 de setembro de 2012. Na época, a juíza foi transferida para outra localidade e recebe escolta de policiais militares. O mandado de prisão contra o acusado foi expedido no dia 12 setembro de 2013 pela juíza Edna Ederli Coutinho.
 
A Polícia Civil apurou que as ameaças de morte partiram de 2 integrantes da quadrilha. Marcos Pereira é acusado de ter feito ameaças à juíza e o seu comparsa que, não teve o nome divulgado, ameaçado o delegado. Ele também tem mandado de prisão decretado e está sendo procurado. Alguns homens envolvidos na chacina estão presos desde a operação “Cata Grilo”, realizada pela Polícia Civil em dezembro de 2012. O paradeiro de Marcos foi descoberto durante levantamento de informações da Polícia Civil por toda região.
 
No município de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), os policiais descobriram que o procurado estava escondido em um fazenda no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste da Capital), onde foi dado o cumprimento da ordem judicial. Nao mandado de prisão expedido em 2013 constava que ele estava na Fazenda Lagoa Funda.
 
A Chacina
 
No dia 14 de setembro de 2012, 5 funcionários contratados para obras na fazenda “Nova Bom Jesus”, foram surpreendidos a tiros quando trabalhavam no imóvel rural, mas 2 deles conseguiram escapar dos tiros e sobreviveram.
 
Dois dias depois, em 16 de setembro um dos integrantes do bando acusado de invadir o local e entrar em confronto com funcionários da fazenda, foi encontrado morto dentro da mesma área de conflito, também vítima de disparo de arma de fogo no dia 14 de setembro. Na época, a operação que levou o nome de “Cara Grilo”, deflagrada no começo de 2012, prendeu 6 pessoas por mandados de prisão temporária e 5 em flagrante. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, além de diversos documentos relacionados a áreas de terra em conflito, dentre outros.
 
O processo sobre a chacina tramita na Vara única Porto Esperdião tendo como vítimas Arlindo José Pereira, Sebastião Mortaes, Antônio Jessiel do Espírito Santo Oliveira e Uelton Dione Domingos de Oliveira. Na parte dos réus, constam 9 pessoas sendo elas: Benedito Pereira Marques, Donizete Pereira Marques, Marcos Pereira Filho, Juarez Francisco dos Santos, Anotaciso José Maria, Alberto de Jesus da Silva, Pedro Alves de Araujo, Ariene Dias Ferreira e Advane da Cruz Barros.

Por: Welington Sabino

JOVEM SENADOR(A)

Estudante de Figueirópolis d’Oeste é selecionada em programa promovido pelo Senado Federal

Caso seja selecionada na etapa estadual, Maria Luiza poderá integrar a comitiva de jovens de todo o país que vivenciarão a rotina parlamentar no Senado Federal.


JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS

Pensão por Morte é concedida a filha de ex moradora de Quatro Marcos após ajuda em mutirão

Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.


Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.